sexta-feira, outubro 12, 2007

Deixa-me Rir...

Há momentos poéticos (ou não) e acontecem quando menos esperamos...Se há uns meses descobri a não inocência do D'artacão (vulgo, Dar-te à cão...uma obscenidade para as crianças, ou fruto de um tradutor apaixonado pela canzana [não o censuro]...) vou falar de outro momento que podia ter afectado a minha infância (ou se calhar afectou mesmo)...
Há dias vinha a conduzir, entre duas cidades do Norte e em plena auto-estrada, tentando encontrar uma estação que me proporcionasse uma música audível num carro cuja antena foi roubada há já não sei quanto. De repente uma música e lá vem o Jorge Palma com o "Deixa-me rir" - música (que nos anos 80 foi referência e que marcou a carreira do músico um pouco antes do whisky o marcar definitivamente a ele) que muitas vezes, feliz ou infelizmente, se ouvia durante os anos que antecederam a minha puberdade...


Já me disseram que adoravam as letras dele, outros que o detestam em palco..enfim o que menos importa aqui é o gajo. A dada altura da letra o tipo diz «Deixa-me entrar em ti» (confesso que a minha mente inocente desta parte não se lembrava), esta simples frase leva-me a pensar o que faria um rapazinho a perguntar o seguinte à mãe: «oh mãe, entrar como???»..Já tou a imaginar a cara de aflita da mãe, principalmente se a pergunta não fosse inocente - grande gozo.


Pior! Antes do «Deixa-me entrar em ti» ele impõe a condição «Deixa-me rir ou deixa-me entrar em ti»...O gajo pensa que é esperto, ou ri ou entra! È mais ou menos como comprar um twix - uma barra, outra barra, ou as duas! Ou seja, andava o Topo de Gama a germinar o binómio RIR-VIR (concordo) já o Palminha ou Ria ou Vinha (não se lembrou do mix, facto ao qual temos pena e que terá contribuído para que se refugiasse na bebida)...se calhar deixaram-no a rir muitas vezes....ehehehhe!


Claro que tudo isto tem um contexto, o que significa que até um "deixa-me entrar em ti" é melódico, musical e acima de tudo educado - ele não só pede, como em caso de resposta negativa e de levar um fora ainda fica a rir. Está certo!


Para não me alongar mais no nonsense deste post, este tom condicional pode dar jeito. Quando quiserem tomar um café, ou dar uma saída e tenham receio duma resposta negativa façam o seguinte pedido: "Deixas-me entrar em ti, ou deixas-me ir buscar-te a casa para sairmos?" Se a pessoa não gostar da pergunta, remetam para o Palminha.....o verdadeiro entendido, que não descobriu o RIR-VIR.
- Jorge Palma eu ensino-te, devias ter escrito:

Deixa-me rir / E então deixa-me entrar em ti em vez de Deixa-me rir / Ou então deixa-me entrar em ti

Há momentos em que o E é muito, mas muito melhor que o OU!


17 comentários:

Diabba disse...

(olhos esbugalhados dp de ler o post)

Tu não estás bem... precisas de rir!

beijos d'enxofre

Mafarrica disse...

Tambem tenho reparado numa data de coisas que ouvia há bem pouco tempo e nao me pareciam mal, nao entendia e agaoa quando volto a ver/ouvir esbugalho os olhos com a mensagem da dia cuja. Acho que se ode dizer que a minha inocencia se foi!

UI, mas não ha nada que corte mais a tesão que rir a serio enquanto coiso-e-tal, eu já experimentei e juro que o menino nao conseguiu terminar o "servicinho"! Hehehehe Temos pena!

Mafarrica disse...

Ai, este teclado mata-me: agoa-agora, dia-dita, ode-pode!

Trinity disse...

Como o senhor já esta mais velhote já so pede que se encostem a ele, hahahaha!

André disse...

mas o problema foi mesmo ter deixado a bebida, quando bebia ainda que se calhar lá conseguia meter qualquer coisinha, agora o organismo não reage bem e é o que se ve.

isabel disse...

Deixas-me entrar em ti, ou deixas-me ir buscar-te a casa para sairmos?
Vamos lá beber uns shots de 7up logo à noite???

e? ou? se? talvez? umm...

mymind disse...

loool
eu as vezes tb reparo em coisas k nc tinha reparado e dps fico c/ uma cara parva "ahhh"
bm f-d-s
bjtos

caditonuno disse...

tens toda a razao... coitado do whiskalcoholic... ai se ele sabe. dá-lhe vontade de pegar na garrafa de JB outra vez.

White_Fox disse...

Concordo plenamente com esta última observação!
Mas mal li essa do "deixa-me entrar em ti" lembrei-me logo de um puto a ouvir essa música. Eheh.

Pipokka disse...

hehe de facto vale-nos a inocência do putos em certas idades que vêem e ouvem certas coisas, senão... bem que estavamos tramados!!!
Agora há pr'aí uma do avõ cantigas que... valha-me Deus!! "olha ali um xi-xi-xi, ... um có-có-có :-|
MEEEDDDOOO

Jokinhas

MEIO MALUCO disse...

Isso de mudar uma palavra e consequentemente todo o seu contexto... vai dar uma granda volta ;)

vab disse...

pois é preciso voltar a ler o teu blog para mandar umas boas gargalhadas.
ja ando por paris. Acreditas que ate para mijar num centro comercial, tenho de pagar???
big hig

Casemiro dos Plásticos disse...

tá bonito tá lolol

2 idiotas super hiper ri fixes disse...

Então, deixa-me entrar aqui e dizer que temos novo endereço e um urso fôfo para vocês.

Bjs
Borboleta Azul

Shadows in Love disse...

Os pensaamentos que um gajo tem quando anda de carro de um lado para o outro...ehehehhehe

Anónimo disse...

Não vou por aí... Não o entendo dessa forma... Ora lê lá!

Deixa-me rir
essa história não e tua
falas da festa, do sol e do prazer
mas nunca aceitaste o convite
tens medo de te dar
e não e teu o que queres vender

Deixa-me rir
tu nunca lambeste uma lágrima
desconheces os cambiantes do seu sabor
nunca seguiste a sua pista
do regaço à nascente
não me venhas falar de amor

Pois é, pois é
há quem viva escondido a vida inteira
Domingo sabe de cor, o que vai dizer
Segunda Feira

Deixa-me rir
Tu nunca auscultaste esse engenho
de que falas com tanto apreço
esse curioso alambique
onde são destilados
noite e dia o choro e o riso

Deixa-me rir
Ou entao deixa-me entrar em ti
ser o teu mestre so por um instante
iluminar o teu refúgio
aquecer-te essas mãos
rasgar-te a mascara sufocante

Pois é, pois é
ha quem viva escondido a vida inteira
Domingo sabe de cor, o que vai dizer
Segunda Feira

(Jorge Palma)

;) Beijo

Luso: Prós e Contras disse...

DESDE BLOG LUSO UN ABRAZO Y ESPERO TU VISITA
KISS