segunda-feira, junho 04, 2007

Honestidade é solução??

Desde cedo aprendi o valor da Honestidade... Verdade... Desde cedo que me confrontaram com o facto de poder ser o mentiroso... E era... E fui.. Ter "vida dupla", encornar e papar gajas era um desporto bem agradável naquela altura... Até aquele dia...

Ouvir directo na cara "Não és nada mais do que mais um filho da grande puta" é forte... Principalmente vindo da boca mais doce que até ali havias provado.. E sou da opinião de que se isso não muda uma pessoa, mais nada a muda... Se isso não basta, o que a fará mudar realmente??

Ja o sentiram na pele!? Faz milagres!!! e se tens 17 anos, e decides aprender aquela liçaozinha de vida... Pode marcar...

O conceito de honestidade surgiu com outro peso.. Mas afinal, com quem devo eu ser honesto? Comigo ou com os outros?! Com ambos!? e se não for possivel? Quem tem a prioridade!?

Não deixa de ser deliciosamente irónico que as maiores discussões em relações que vivi, deveram-se ao facto de (tentar e querer) ser honesto.. Porque fui ali e disse que tinha lá ido, porque fui ver uma gaja e disse que tinha lá ido.. Porque resolvi acabar uma relação porque queria ter outras gajas.. Em todas estas situações, houve a honestidade.. e problemas sérios também...

Lembro-me uma vez (infelizmente aconteceu...) em que uma alma resolveu duvidar de algo que eu lhe tinha dito.. A discussão chegou a um ponto em que ja se berrava e se castigava mais o volante e o tablier do carro, mais que qualquer outra coisa. Vi-me quase num extremo!!! E acabei a noite na rua a pedir desculpas por ter levantado a voz e perdido a calma... E porque?? Porque resolvi contar algo, que ninguém o saberia se eu não o contasse.. E mesmo assim foram duvidar daquilo que eu tinha dito (NAOOOO.. nao encornei ninguem!! Nao leram a introdução???)!

A partir daquele momento pensei que nunca voltaria a deixar-me chegar áquele ponto com ninguém... E á primeira vez que usassem argumentos estúpidos para tentar anular ou "apanhar-me" a mentir, seria um "xau aí, foi fixe.. Fuck you very much"...

Será esse o segredo? Honesto, comigo e com quem merece... Os outros??? que se fodam! E assim sendo, sempre de cabeça tranquila...

Na quinta-feira passada alguém mo relembrou... "Sê sempre honesto caralho!" (palavras de Gaja Boa 1) Assim será... Porque não tenho tempo, habilidades, nem vergonhas...... para mentir...

Tenham uma boa semana honesta...

Bjins, Abraços e Afins!!

34 comentários:

Ana disse...

Ora parece que hoje andamos os dois á volta do mesmo tema: mentiras!
Ser honesto nem sempre é fácil... parece que há muita gente que prefere iludir-se com uma mentira esfarrapada do que "acordar" com uma verdade, por vezes, dolorosa.
E depois há aquelas pessoas que estão tão habituadas á mentira, que não sabem reconhecer uma verdade.
É-se preso por ter e por não ter cão.

Eu continuo a preferir a verdade, por mais estranha, dolorosa ou absurda que possa parecer. E já desisti há muito de tentar convencer alguem das minhas verdades.
Sei quais são, e a mim bastam-me!

Beijocas

Mulheka disse...

Mentiras, ocultações ou o caraças não valem de nada. Por vezes verdades podem gerar discussões sim mas sem dúvidas que as duas primeiras razões para brigas são piores.
A desilusão é bem maior se mentires/ocultares do que se falares a verdade mesmo que ambas venham a causar uma valente discussão.

E, sem dúvida, honesta contigo próprio em primeiro lugar, até porque, se não fores honesto ctg, não o consegues ser com mais ninguém.

Bom post!

Diabba disse...

hummmm tta honestidade... soa-me a falso!

às vezes a omissão não me parece um mau plano!

(já que falam em honestidade...)

beijo d'enxofre

Cláudia disse...

Para mim sempre foi mais dificil mentir do q ser honesta.
Até porque, não sou capaz de mentir.
Começo a suar, e a ficar mt corada e depois acado por enfiar os pés pelas mãos.

Mas acho que pior que a mentira, é não acreditar na palavra ou na honestidade da pessoa.

Mas a malta tá farta de ser enganada, por isso duvida sempre.

Beijo

S* disse...

É por estas e por outras que as visitas a este blog são diárias. A sério ou a brincar, falam das coisas mais importantes e fundamentais. Honestidade é básico e inquestionável. Ponto final parágrafo. :P

**

mymind disse...

n vou dizer k n c menti pk estaria a mentir, mas faço ixu mto mal msm...prefiro vdd seja ela kual for!
=)
bjos

Anónimo disse...

Não te vou dizer que sempre fui honesta, porque estaria a mentir. Já fui uma cabra em algumas situações: menti, omiti... Não estava a ser honesta com a outra pessoa, mas sim comigo. Não queria que ele soubesse que eu tinha outra pessoa (desonestidade) mas tinha de ser fiel àquele amor e continuar (honestidade). Claro que com o tempo tive de passar da desonestidade para o honestidade... Eu sabia as consequências e acabei por ser honesta. Só nesta altura consegui respirar de alívio e ficar bem comigo própria.
Moral da história: convém sermos honestos, independentemente das consequênias. Temos de assumir os nossos actos perante nós mesmos e os outros. Só assim ficarás bem:)
Beijinho com borboletas.

Pipokka disse...

Acima de tudo tens de ser honesto contigo próprio, depois com os outros q tb é mto importante!
Mas no fundoa desonestidade faz parte de todos nós... há coisas que são só nossas e nas quais não podemos ser honestos

Jokinhas

vab disse...

Sê honesto contigo mesmo, o resto que se foda! :P
Claro que n teoria é muito fácil dizer isto, mas realmente se alguns momentos de honestidade nos levam a maus lençóis, então pó caralho com a honestidade!
Uma vez faltei a um teste porque adormeci. Quando contei ao professor, ele disse-me que fiz muito bem em contar a verdade, mas que, obviamente, não me ia deixar fazer um teste de recuperação, porque a minha justificação não era válida.
No fundo temos é de jogar com as meias medidas e não sermos honestos demais nem cabrões demais :)

Grande Abraço!

Actriz Principal disse...

E quando enganamos com a verdade?
E quando são várias as verdades, mesmo para nós próprios?

Beijos

just_me disse...

Há situações em que a honestidade acaba por prejudicar mais que a própria mentira, mas o que realmente importa é sermos honestos connosco, com a nossa consciência porque essa é a ínica que nos acompanha a vida toda.

blue disse...

Acredito na honestidade e na sinceridade, mas há alturas em que nem sempre se pode ser assim tão correcto e integro.

Nas relações o que eu costumo sempre dizer é "Se me enganares, não me contes.. se contares, acabou. E a fazeres, faz bem feito, pois se desconfio de algo, está tudo estragado."

De qualquer forma, cada vez acredito mais na verdade, doa a quem doer... inclusivé a mim.

Beijos para ti :*

LurdesMartins disse...

Gostei dessa última frase, Topo! è isso mesmo!!!

Beijinhos

Babe Certificada disse...

Seres honesto com os outros é seres honesto contigo mesmo. Claro que nem sempre a verdade agrada e não podes esperar que haja uma boa reacção só porque foste verdadeiro.

Anónimo disse...

Parece-me que não sermos verdadeiros com os outros em relação a algo, é projectarmos uma imagem de nós próprios que não corresponde à realidade... E qual a necessidade de projectar uma imagem que não é a nossa?!... Se estamos bem com o que somos não sentimos essa necessidade, independentemente de as nossas caracteristícas mais controversas poderem vir a ser menos bem aceites. Eu não sou perfeita, nem espero encontrar, neste mundo, alguém que o seja, mas é muito bom saber com o que podemos contar daqueles que escolhemos para ter ao nosso lado. Agradeço a honestidade, portanto!

Vegana da Serra disse...

É assim mesmo!

Calimera disse...

Olá. Passei por aqui e gostei da tua conversa.
A honestidade varia de pessoa para pessoa, todos temos conceitos diferentes. As ideias podem convergir, mas há sempre um mas.
Quanto a mim a ao que a vida me ensinou,primeiro honestos com a nossa pessoa e muitas vezes para sermos honestos com nós próprios já estamos a sê-lo com os outros.
Nunca te arrependas do que fizeste, mas sim do que poderias ter feito. Nunca te esqueças é nunca magoes, deixes marcas, na alma nem no coração de ninguém De resto sê livre.
Até pareço cota rssss :)

Anónimo disse...

Enfim este resolvi comentar porque me tocou cá no intimo.E concordo contigo se queres ser sincero nda melhor que começares por ti proprio. Apartir daí sempre de cabeça erguida. Mas não nos podemos esqueçer que, por 1 não podem pagar os outros e nem todas as pessoas são iguais.
Infelizmente vai tudo a eito e toma lá.Ms não pode ser assim cada pessoa é uma pessoa e nos somos o que mais de imprevisivel há neste mundo.Qto a mim, sou sincera cmg mas "analiso" smp o outro lado.
Acabou a reflexão se n testamentoooo

Gaja Boa 2 disse...

Nunca te arrependas de ser honesto!!! Principalmente contigo! Dizes ser honesto comq uem o merece....mas será que merecem mesmo??? A foda ta aí!!! saber isso ao certo! Portanto, vai sendo honesto a ti! e os outros...os outros que se vão aguentado

bjs honestos

Peste disse...

é assim mesmo...

a prioridade somos nós mesmos..

bjs

alfabeta disse...

Honestidade acima de tudo, não tens nada a perder mesmo que penses que sim na altura.

Sapo disse...

Houve uma altura que tentei sempre dizer a verdade, na minha vida, em todos os aspectos dela, mas agora só sou 100% honesto na parte de relacionamentos, a única maneira de uma relação funcionar é ser sempre honesto, mesmo que isso leve a discussões a curto prazo, pois a longo prazo faz bem e torna a mais forte e saudável.
Alem de que eu sou um péssimo mentiroso, e como a minha mãe diz, apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo .

Diabólica disse...

Para tudo há um meio termo. E nas relações n é diferente.

Temos q ser honestos c quem nos merece essa honestidade, e se numa relação a sério n há confiança, algo vai mal.

Muitas vezes são coisas q se n dissesses ng sabia, mas por seres honesto passas o resto da vida a levar c isso na cara.

Isso já me aconteceu... Por isso, a partir daí pensei q não vou trair ng, mas contar td, td depende mto da pessoa q tenho pela frente.

Beijinhos

Palavras Sem Sentido disse...

Muitas vezes somos levados a mentir, pois a verdade mesmo que não tenha importância pode levar a interpretações que podem prejudicar. Tomamos medidas defensivas para evitar problemas e depois somos apanhados, e no final a nosso ojectivo inicial tinha sido apenas não causar chatices.....

Gaja Boa 1 disse...

Obrigada pela citação....

Já diz o ditado que quem diz a verdade não merece castigo...

Portantoszzz....

Verdade acima de tudo, honestidade dá muito menos trabalho...

beijos honestos

White_Fox disse...

É verdade que às vezes mais vale um mentirinha do que a verdade crua e dura!
Mas tb temos de ver que o mais importante numa relação é a honestidade e a confiança! Sem isso nenhuma relação pode ter uma base que a suporte!
abraço

Ci Dream disse...

honestidade...uma palavra que mt gente nunca irá descobrir o significado...

beijos incomuns da ci

Anónimo disse...

Porque que quando dizemos a verdade dá smp merda? É estranho, mas tb ninguem disse ke isto iria ser facil, por isso, mais vale dizer a verdade. ´Dá uma trabalheira do caraças tentar nao esquecer as mentiras.
Toda a gente mente, e eu tb minto e estaria a mentir se disser que não.

Casemiro dos Plásticos disse...

ser honesto é uma virtude mas que não é levada a serio, enfim!

Shadows in Love disse...

Mentir é feio... mas mentir a nós próprios é ainda pior.. sê sincero contigo e com quem gosta de ti, e como dizes e bem os outros que se lixem...Mas o melhor é seres sincero é que mentira tem perna curta... e depois tudo é pior...

Anónimo disse...

Eis um dilema sempre dificil de decidir, sejamos honestos.
Tásse bem ou tásse mal, eis a questão.

Gaja Boa 2 disse...

Atão gajo????

emigraste??'
lol

Unknown disse...

Sem dúvida nenhuma que nos tempos que correm a honestidade é um valor cada vez mais raro a que as pessoas se agarram, no entanto acho que deveria ser um dos mais importantes pelo menos para o bem estar pessoal. também me parece que em certas situações é muito dificil ser-se sincero pelos mais diversos motivos. Mas sem dúvida a honestidade é das qualidades que mais prezo com as pessoas que me tento relacionar, não só a nível amoroso ( aqui já não me posso dar a grandes luxos ), mas principalmente nas relações de trabalho e amizade. Vai-se fazendo o que se pode, e deixam...

Abraços Honestos do Catano !!!

isabel disse...

Essa da honestidade dava conversa para muitas horas...isso de teres que ser honesto ctg ou com os outros, deve estar no segredo dos Deus, e faz-me um favor: quando descobrires, avisa-me!
Já fiz essa promessa do 'guardar algumas coisas só pra mim' n vezes, mas não consigo, tenho a pdm de contar tudo, ser 'muito verdadeira e honesta' como se ganhasse alguma coisa com isso.Para já, tenho perdido, mas um dia, quem sabe um dia...eles andém aí!