domingo, março 25, 2007

Materialismos??!! Ou identificação?


Materialismos?? Ou uma forma de marcarmos os nossos alvos? Um carro, ou um relogio de marca X, uma camisa e uns sapatos do estilista mais famoso, ou um telemovel que também tira cafés, será apenas uma forma de sermos materialistas? Ou apenas de mostrarmos um pouco a nossa pretenção em relação ao que queremos encontrar noutra pessoa?? Quero dizer, estou quase certo de que um bacano cheio de pasta e manias não vai procurar uma rastafari! Até pode acontecer, não digo que não, mas á partida não a procura!!


Será justo dizer que quando andamos na caça, apenas mostramos aquilo que queremos mostrar?? Tipo uma competição de pesca! Todos nós temos uma minhoca... Mas qual de nós tem o isco mais atractivo?? Além da minhoca, obvio!!! Então, o ter um telemovel de ultima geração, o perfume que acabou de sair, um carro vistoso e caro, a roupa da moda, é um chamariz, uma estratégia de mercado bastaste clara e muitas vezes decisiva na hora de "facturar"...


A roupa é um identificador de pontos em comum entre as pessoas.. Os preconceitos a ela associados podem resolver rapidamente quaisquer duvidas sobre uma aproximação ou afastamento... Roupa de marca X pode revelar que é apenas mais um/a que segue modas.. Roupa do tipo Y pode significar que tem uma certa originalidade e personalidade forte, gostos proprios e agradaveis! Roupa larga e diferente, um toque de rebeldia e mistério.. Roupa bonita, roupa feia, roupa suja, lavada!! Todas podem ser indicios de personalidades e desejos!


O que é que eu quero??? Quem é que eu quero?? Quem é que eu quero que me queira?? Quem é que eu quero que me procure?? São respostas que se podem "sacar" dos materiais visiveis: Carros, relogios, telemoveis, marcas de roupas!! Busco compromisso ou uma fodita? Loucura ou segurança?


Para terminar isto, e no seguimento desta conversa sobre as roupas, viajo uns bons anos atras no tempo para recordar uma namorada que tive... A nossa vida sexual iniciou-se de uma forma muito interessante: Basicamente, uma subita mudança de estilo de roupa por parte dela, deu-me um "sinal" verde para poder avançar.. Sim.. Na minha forma de ver, uma mulher tambem se veste de forma mais atraente, quando quer atrair alguem.. Não é so para se sentir melhor e mais feminina, mas tambem para mandar as "mensagens" necessarias para que nós, os morcões, saibamos o que fazer.. Há coisas que sabem melhor quando apenas acontecem..


Boa semana


Bjins Abraços e Afins!

13 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que é identificação. O materialismo existe para que as pessoas consigam atingir a identificação que ambicionam. Os "bens" servem para mostrar a nossa personalidade e ambição. A forma como nos vestimos é realmente flagrante. Na roupa podemos ver basicamente como essa pessoa se encara a ela própria e o que pretende. Pessoalmente, acho muita piada a esta análise porque faço-a muitas vezes quando estou rodeada de pessoas. Não de forma crítica, mas para observar.
Boa semana.
Bjs.

Gaja Boa 2 disse...

olá topo

antes de mais, desculpa a minha ausênsia...nao tenho deixado comentarios por falta de tempo!

o teu caso em mérida, realmente...é preciso ter pontaria...paletes da espanholas, vais logo apontar para uma problemática! enfim azar do caralhinho

quanto ao materialismo não passa disso, materialismo. Nús, somos todos muito mais naturais...

bjs carinõ

Unknown disse...

" Há coisas que sabem melhor quando apenas acontecem " - esta frase ficou-me cá, e sem dúvida corresponde inteiramente à verdade, muito bem visto..., quanto ao materialismo, acho que é tipicamente português, também já tive oportunidade de me pronunciar acerca desse tema no Catano, porque de facto é uma situação que me incomoda muito, o querer parecer aquilo que não se é, o querer chegar onde não se pode chegar, enfim...

Abraços do Catano e uma Boa Semana de trabalho...

Vegana da Serra disse...

Hummm... uma mulher que muda de repente a maneira de vestir não deve ser de confiar... ou então estava mesmo cheia de tusa por ti!

just_me disse...

Sem dúvida que todos os aspectos que referes mostram muito daquilo que somos. A merda é quando se vai a ver e tudo não passa de uma fachada, de uma mascara. Por muitos defeitos que tenhamos mas vale mostrar o que somos..é isso que nos torna especiais.
Bjs

Mulheka disse...

Belo tema! Se queres que diga acho que é ambas. Uns é mesmo identificação mas sem dúvida que a maior parte das pessoas é materialista. Somos todos materialista, nem que seja um pouco, mas somos! Depois há dois tipos de materialistas, os que podem e têm, os que não podem e... tb têm. Esses são os piores, querem ser aquilo que não são pelas mais diversas razões, tendo já tu mencionado algumas delas. Mas pronto, este assunto dava pano para mangas!
Beijo :)

Topo de Gama disse...

Borboleta.. Eu vou mais pelo contrario... Apenas porque conheço muitos "mangueiras" que nao tem onde cair morto e kem os ve... Sao uns principes!! Mas como ja disse, tambem é mt revelador!! bjs

Gaja 2 a tua ausencia é sempre sentida, assim como a tua presença!! Nús somos naturais, o ke nao significa ke somos mais bonitos :D no te cres?! besos!

Exactamente tio Ze... O real problema sao aqueles que nao comem pra ter cenas vistosas.. Mas cada maluco com a sua mania nao??? :)

Minerva!! Como podes dizer isso!? Era mt boa pessoa sim :) e Resolveu mostrar ke tb era atraente dessa forma.. E era!! :D

Just_me.. Diz o poeta "So sei ke nada sei, mas sei ke todos usamos uma mascara, que nem sempre mostra de kem realmente se gosta ou kem se destesta". Essas mascaras tb existem... Temos de aprender a ver atraves delas.. bjs

Mulheka! Nao deixas de surpreender.. Concordo ctg a 100%.. Qd ha pouco a mostrar, mostra-se o material! :D bjins!

Gaja Boa 1 disse...

Já ouviste falar de markting?? Pois, é isso mesmo!! Temos que nos saber 'vender'...

Mas isso também só funciona com aquelas marias-gasolinas que têm um orgasmo sempre que vêm um remeloso a conduzir um bom carro...

Mas acho que estas marias não interessam a ninguém... Acho eu!!!
(Bem, so se for mesmo pa queca...)

Topo de Gama disse...

A verdade é ke nem pra queca... Eu tenho um estilo bastante refundido (alternativo).. Ha dias em que me visto melhor, mas na generalidade sou um gajo mt discreto.. Mostro akilo ke ha (excepto o penis).. E quem gostar, gosta.. Quem nao.. Que va tomar por cullo!!!

bjins :)

vab disse...

Ainda bem que somos livres (ou quase!) de fazermos o que bem entendermos e de nos expressarmos da forma que mais nos aprouver (isto escreve-se assim? é que "neste" estado soa-me tão bem...). Acho que o materialismo deveria ser encarado de uma maneira natural, porque nada mais é senão isso mesmo: natural. (deixa lá ver se consigo levar este discurso até ao fim) Seja uma forma de escapismo ou uma cegueira da consciência, serve para nos fazer sentir bem, para nos completar, ainda que de uma maneira menos profunda. O telemóvel que temos, a marca dos sapatos muito conhecida, as rastas loiras e compridas..., são apenas extensões nossas, mesmo antes de serem produto para consumo! Pelo menos é o que penso por agora! :D
Não sei se já dei os parabéns, mas de facto, tenho vindo a conhecer o blog e gosto bastante de o ler. Parabéns!

Bem haja

Curiosa disse...

Os 'BENS', como alguém falou não servem de nada, BOLAS!!!
Nada com estarmos 'NÚS', como outro falou, para saber do que se gosta.
DISCRIÇÃO, como ninguém falou essa é que é a ARMA!

Shadows in Love disse...

Por causa de todo esse materialismo é que existe a quantidade de divorcios hoje em dia pois as ditas aparencias contam mais que tudo o resto o problema vem depois quando se conhecem bem e o materialismo deixa de existir pois não há mais nada a mostrar, só a realidade e essa é nua e crua... quanto ao vestir melhor para mandar as tais mensagens é claro que sim que é verdade mas ainda há uns morcões que nem isso vêem... enfim...

Topo de Gama disse...

Vab.. Aki podes comentar em qq "estado".. Alias, alguns dos posts aki escritos sao redigidos em "estados" mt curiosos!! Qt á questao.. Ha "materiais" ke fazem parte de nós.. Sejam eles mais ou menos caros... nao deixa de ser interessante ke o materialismo das coisas é ditado pelo seu preço nao?? Abraço :)
Obrigado pelo incentivo!!

Curiosa.. Aí esta uma palavra de grande valor.. Descriçao! Vale muito quando jogada com inteligencia :) Fazer-se notar discretamente! Ai ta o segredo :)

Shadow... A questao do "aparato" é muito subjectiva... Ha kem goste de exibir-se e ha kem nao.. Eu concordo ctg.. Prefiro tudo as claras e sem grandes invençoes.. Mas nao somos todos iguais... bjins grandes